8 Dicas para montar um PC gamer barato!
Montar um PC Gamer pode ser algo muito animador, mas é preciso atenção todas as opções que você tem. Atualidade, armazenamento e placas complementares também merecem ser consideradas.
Pensando nisso, a Triax Express elaborou um guia que irá esclarecer alguns fatores importantes e ajudá-lo a comprar um incrível computador para jogos. Saiba como comprar um PC gamer com tudo o que você precisa.
1 - Processador
O processador determinará a velocidade do seu computador e sua capacidade de executar tarefas sem problemas. Ele tem que ser muito rápido, e suportar programas pesados. O ideal é um processador no mínimo quad-core com mais de 3 GHz.
O processador determina como um sistema funcionará na maioria dos softwares. Se você pretende gastar um valor alto nisso, um octa-core da Intel pode ser tentador.
2 - Placa de vídeo
É provável que esse item seja cerca de 1/3 do preço total de um PC gamer. Não economize com esse item. A placa de vídeo é muito importante porque ela é a responsável por mostrar a qualidade da imagem de um jogo. Se você está procurando por um desempenho aceitável, procure cartões de 4GB ou mais. Atualmente, as melhores placas de vídeo já possuem mais de 8GB.
3 - Placa-mãe
Você deve lembrar que a placa-mãe é o ponto em que todos os outros componentes estão conectados (além da fonte de alimentação), por isso é necessário ter uma boa placa para aproveitar melhor as peças.
Sobre a escolha da placa-mãe, este elemento é o principal protagonista que definirá a possibilidade ou não de futuras atualizações.
4 - Memória RAM
Você deve optar por pelo menos 8 GB. Títulos como Battlefield ou The Witcher 3 podem exigir muito uso da CPU, e você precisará de uma boa memória RAM para atingir essas velocidades mais altas.
5 - HD ou SSD
A maioria dos computadores vendidos atualmente tem pelo menos um HD de 500 GB e, na maioria dos casos, um modelo de 750 GB ou 1 TB. Mais espaço é melhor, mas o espaço não utilizado não é necessário, por isso a nossa recomendação é simples: Compre apenas o espaço que precisar.
Se você deve ou não comprar um computador com um HD é uma questão mais difícil. Os SSDs são muitas vezes mais caros que os HDs, quando medidos por gigabytes. Eles também não têm impacto no desempenho do jogo. Ainda assim, recomendamos que você compre um SSD, se puder pagar um que ofereça mais de 200 GB de armazenamento. Por quê? Velocidade de carregamento.
Um SSD é muitas vezes mais rápido que um HD. Para jogos, isso significa que um título que leva 30 segundos para ser carregado em um HD, pode ser carregado de 5 a 10 segundos com um SSD. Jogos com tempos de carregamento curtos podem, às vezes, carregar quase instantaneamente.
Se você escolher um SSD, tente selecionar os modelos em formato de bastão menores, pois eles são mais rápidos. Ainda assim, os SSDs mais volumosos são mais rápidos que um HD padrão do mesmo tamanho.
Verifique também se o SSD escolhido para o armazenamento principal contém o sistema operacional. Você obterá o benefício em tempos de inicialização e operação rápida no uso diário. É também por isso que não recomendamos um SSD com menos de 200 GB de espaço.
Finalmente, se você precisar de muito espaço para seus jogos, a melhor opção seria instalar todos os SSDs que a máquina permitir. Por exemplo, você pode escolher um SSD em forma de bastão para hospedar seu sistema operacional e os jogos mais exigentes, e um SSD secundário, ou até mesmo um HD, para armazenar os dados de jogos adicionais, e outros arquivos que você deseja manter no PC.
6 - Gabinete
Você deve prestar atenção nesse item. Os componentes devem caber no gabinete, e as medidas dele são essenciais. O comprimento do gabinete nos permite saber o comprimento da placa gráfica que podemos colocar, e no fundo você poderá colocar um cooler extra.
Quanto mais portas, melhor. Entre monitores, periféricos ou óculos de realidade virtual, você precisará de um sistema com pelo menos 6 portas USB 3.0, 3 DisplayPorts e uma porta HDMI.
Um gamer geralmente tem muitos acessórios para seus jogos, como fones de ouvido, microfone, o melhor mouse possível, entre outros acessórios. Portanto, você precisa ter várias portas para integrar essas novas tecnologias.
Além disso, veja se o gabinete tem um painel traseiro para esconder os cabos, e se tem opções para instalar coolers superiores e frontais. Não há necessidade de gastar muito dinheiro no gabinete. Basta que ele atende às premissas de design e espaço interno suficientes para manter um bom fluxo de ar. Convém usar refrigeração líquida, mas isso pode aumentar o preço.
7 - Monitor
Quando um PC gamer é montado, geralmente o monitor é uma das coisas que menos preocupa, e muitas pessoas acabam comprando um monitor comum. Mas de nada adianta ter um PC altamente poderoso e jogos com gráficos muito bons, se não tiver um bom monitor para exibir essas imagens.
Ao comprar um monitor de jogos, prefira marcas conhecidas, e não se deixe levar por um preço baixo. Dentre as marcas mais recomendadas, podemos citar:
• Asus
• LG
• Acer
• Samsung
• AOC
• Dell
• Lenovo
Se você não quer gastar em um monitor grande e luxuoso, é recomendado que compre um menor, que normalmente custam menos. Mas compre um monitor de pelo menos 19,5 a 21 polegadas.
A maioria dos monitores é, pelo menos, HD (720p). Mas um Full HD seria muito melhor. Quanto à entrada, prefira o HDMI ao cabo VGA, pois a qualidade de som é maior.
8 - Mouse
Para usuários comuns de computador, o mouse pode não ser tão importante assim, mas para o gamer, que necessita de movimentos precisos, um mouse grande e ergonômico é a melhor opção para melhorar a jogabilidade.
Os mouses sem fio dão mais liberdade (especialmente se você pretende conectar o PC gamer à TV, e tem que se afastar do CPU), mas a desvantagem é que eles têm uma conexão mais instável. Além disso, a o fato de que você poderá ficar sem bateria no meio do jogo, ou perder a conexão pela distância. Eles também são menos precisos.
Um mouse com fio tem maior sensibilidade (DPI), menor tempo de resposta e zero chance de sofrer "atrasos". É uma ótima opção para jogos em primeira pessoa.
Quanto maior o DPI, maior a sensibilidade. Para reproduzir em resolução HD (1920x1080) 5000 DPI serão mais do que suficientes. Geralmente muitos gamers preferem um mouse com botões para ajustar a quantidade de DPI enquanto jogam. Isso é muito útil se você precisar diminuir a sensibilidade do mouse para, por exemplo, pegar um rifle sniper. Ao fazer isso, a mira telescópica se moverá mais lentamente, facilitando o disparo.