O que é e como funciona o SSD?
SSD significa Solid State Drive (ou Disco em Estado Sólido), e a peça é fabricada em torno de um circuito integrado semicondutor responsável pelo armazenamento. De forma diferente dos HDs, onde o sistema é magnético, o SSD possui memória flash (a mesma usada em smartphones e pendrives) — componente que não exige partes móveis ou motores para funcionar, sendo o responsável por guardar todos os arquivos. A memória flash trabalha em conjunto com o controlador, que gerencia toda a troca de dados entre computador e memória flash, sendo o responsável pelo desempenho do SSD, criptografando informações, mapeando partes que eventualmente apresentem defeito e administrando o cache de leitura e gravação de arquivos.
Em suma, trocar um HD tradicional por um SSD traz vantagens como mais estabilidade e velocidade, tanto na abertura do sistema operacional quanto no funcionamento dos softwares instalados e na gravação/leitura de arquivos no disco. Ainda, o SSD é bastante silencioso, o que é particularmente interessante para notebooks e também para quem costuma usar o computador em casa à noite, quando todo mundo já está dormindo.
Vantagens do SSD
- O SSD é silencioso (ou seja, o computador não apresenta ruídos ou barulhos a cada inicialização), e resistente a quedas, com os arquivos ficando muito mais protegidos no disco caso o notebook acabe caindo no chão.
- Consome muito menos energia do que um HD, vantagem especialmente importante para laptops, pois sua bateria fora da tomada durará muito mais com um SSD a bordo.
- É capaz de operar em temperaturas mais altas do que um HD comum, então os dias mais quentes do ano não serão assim tão danosos à sua máquina.
- Uma das maiores vantagens do SSD é, sem dúvida, sua velocidade. Como o mesmo não possui partes móveis, seu funcionamento é muito mais rápido.
- O SSD tem todos os arquivos armazenados em módulos de memória flash, com o acesso sendo muito mais rápido.